Serviços

Avaliação Preliminar

Esta etapa tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identificar as áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação e constatar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação, embasando sua classificação como Área Suspeita de Contaminação (AS) e orientando a execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Avaliação Preliminar Avaliação Preliminar

Investigação Confirmatória

Esta etapa tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação na área em avaliação, por meio da investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas na etapa de Avaliação Preliminar, e como objetivo adicional a obtenção de dados iniciais necessários à caracterização do meio físico.

Investigação Confirmatória Investigação Confirmatória

Investigação Detalhada

Esta etapa tem como objetivo caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI), determinar as concentrações das substâncias químicas de interesse nos diversos meios avaliados, definir tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação, quantificar as massas das substâncias químicas de interesse, considerando as diferentes fases em que se encontram, caracterizar o transporte das substâncias químicas de interesse nas diferentes unidades hidroestratigráficas e sua evolução no tempo e caracterizar os cenários de exposição necessários à realização da etapa de Avaliação de Risco.

Investigação Detalhada Investigação Detalhada

Avaliação de Risco

Esta etapa tem como objetivo caracterizar a existência de risco aos receptores identificados, expostos e potencialmente expostos às substâncias químicas de interesse presentes na Área Contaminada sob Investigação (ACI) e decidir sobre a necessidade de implementação de medidas de intervenção.

Avaliação de Risco Avaliação de Risco

Elaboração do Plano de Intervenção

Nesta etapa são definidos os objetivos, as medidas de intervenção a serem adotadas (tratamento, conteção, engenharia ou controle institucional), a seleção das técnicas a serem empregadas e a descrição do Plano de Intervenção.

Elaboração do Plano de Intervenção Elaboração do Plano de Intervenção

Execução do Plano de Intervenção

Nesta etapa é elaborado o Projeto Executivo do Sistema de Remediação. Dependendo das características do meio físico e do comportamento dos contaminantes, bem como da avaliação de custo/benefício, deve ser definida a técnica de remediação mais apropriada para a remediação do site, sendo que muitas vezes, a melhor opção é a combinação de várias técnicas, principalmente para otimização do tempo de remediação.

Execução do Plano de Intervenção Execução do Plano de Intervenção

Monitoramento para Encerramento

Nesta etapa é realizada campanha de monitoramento analítico dos compostos químicos de interesse para confirmar se as concentrações estão abaixo da metas propostas para encerramento da remediação e classificação pela CETESB como Área Reabilitada para Uso Declarado (AR).

Monitoramento para Encerramento Monitoramento para Encerramento

Plano de Desativação do Empreendimento

Na condição em que a atividade objeto da desativação tenha sido declarada como Área Contaminada sob Investigação (ACI) a CETESB poderá autorizar a execução do Plano de Desativação do Empreendimento e exigirá a execução de Investigação Detalhada e Avaliação de Risco.

Plano de Desativação do Empreendimento Plano de Desativação do Empreendimento

Licenciamento Ambiental

A concessão das Licenças em áreas classificadas como Área Suspeita de Contaminação (AS), Área Contaminada sob Investigação (ACI) ou Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi) estará condicionada ao equacionamento das pendências ambientais, ou seja, ao cumprimento das exigências estabelecidas pela CETESB relativas à execução das etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental

Auditorias e Due Diligences Ambientais

Tanto as auditorias ambientais quanto as due diligences ambientais tem o objetivo de verificar a existência de possíveis indícios de contaminação em solo e água subterrânea para valoração do passivo.

Auditorias e Due Diligences Ambientais Auditorias e Due Diligences Ambientais

Gestão Racional da Água Subterrânea

Elaboração de Relatório de Avaliação de Eficiência - RAE, contemplando outorga de direito de uso de recursos hídricos subterrâneos.

Elaboração de caracterização hidrogeológica.

Gestão Racional da Água Subterrânea Gestão Racional da Água Subterrânea

Assessorias ambientais

Avaliações do tipo Second Opinion.

Suporte ao cliente em reuniões com órgãos ambientais e Ministério Público.

Estudos de alternativas de remediação ambiental e avaliação do desempenho de sistemas de remediação.

Assessoria técnica para trabalhos de investigação e remediação ambiental.

Assessorias ambientais

Solicite aqui seu

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Solicitação de Orçamento:

Aguarde, enviando contato!