Quais as principais caraterísticas de um dos combustíveis mais utilizados em nosso país?

A gasolina é uma mistura complexa que contém mais de uma centena de compostos químicos diferentes, portanto não possui uma fórmula química específica. Sua composição é extremamente variável e dependente das condições de refino e do tipo do petróleo que a gerou.

Quais as principais caraterísticas de um dos combustíveis mais utilizados em nosso país?
  • Compartilhe esse artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Os hidrocarbonetos da gasolina incluem compostos alifáticos e aromáticos. Os aromáticos coletivamente denominados de BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos totais) são os indicadores específicos usados para se caracterizar a contaminação de solos e águas por gasolina.

Além disso, esse combustível pode conter aditivos, como alcoóis, destinados à melhoria de seu desempenho, minimização do desgaste mecânico dos veículos e redução das emissões poluentes (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).

No Brasil, por exemplo, a gasolina proveniente das refinarias é armazenada nos terminais de distribuição e recebe adição de etanol, em proporções variáveis entre 25 e 27%, no momento em que é colocada nos caminhões-tanque.

Ao lado da composição química bastante diversificada, uma propriedade física da gasolina que é muito importante e deve ser considerada é a sua densidade, definida como massa por unidade de volume, cujo valor é sempre inferior à densidade da água, fazendo com que a gasolina flutue sobre a água no caso de um vazamento de um Tanque de Armazenamento Subterrâneo – TAS, por exemplo.

Por ser um produto menos denso que a água, é classificada como LNAPL (Light Non-Aqueous Phase Liquids), isto é, fase líquida não aquosa leve ou menos densa que a água. A densidade da gasolina varia em função de sua composição e temperatura.

Viscosidade é a resistência que um gás ou líquido oferece ao fluxo. Um aumento na temperatura tende a baixar a viscosidade e pode causar uma mobilidade maior da gasolina no solo. Quando o etanol é adicionado à gasolina, também ocorre a diminuição de sua viscosidade, com consequente aumento de mobilidade.

A pressão de vapor pi é a pressão do composto orgânico puro com seu próprio vapor a uma determinada temperatura. É o parâmetro que mede a volatilidade de um contaminante. A pressão de vapor de um determinado composto é menor em misturas do que a do composto puro e pode ser representada pela Lei de Raoult: 

Quais as principais caraterísticas de um dos combustíveis mais utilizados em nosso país?

 

A solubilidade de um composto químico é a máxima concentração deste composto que vai se dissolver na água pura em uma temperatura específica. A solubilidade nas misturas é uma das mais importantes propriedades que afetam o transporte dos compostos químicos no meio ambiente e é determinada por outra forma da Lei de Raoult: 

Quais as principais caraterísticas de um dos combustíveis mais utilizados em nosso país? 

Os compostos químicos presentes na gasolina possuem vários graus de solubilidade em água. Alguns aditivos como o etanol, são altamente solúveis, enquanto que outros componentes, como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos são menos solúveis.

Em áreas contaminadas por gasolina, por exemplo, normalmente são detectadas altas concentrações de benzeno em água subterrânea, a grandes distâncias da área impactada, por causa de sua alta solubilidade em água, 1.780  mg/L a 25ºC. Já os parâmetros tolueno, etilbenzeno e xilenos são mais comuns em pontos mais próximos da área-fonte, visto que suas solubilidades são de 515, 150 e 175 mg/L, respectivamente, ou seja, são muito inferiores a solubilidade do benzeno.

Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, 4.284 postos de combustíveis fazem parte do cadastro de áreas contaminadas, conforme atualização realizada em dezembro de 2017.

Quais as principais caraterísticas de um dos combustíveis mais utilizados em nosso país?

A investigação e a remediação de uma área contaminada por gasolina, em virtude das variações em sua composição, devem levar em consideração a concentração e o comportamento de cada um desses compostos.

Solicite aqui seu

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Solicitação de Orçamento:

Aguarde, enviando contato!